sexta-feira, 25 de julho de 2008

Curiosidades - As Cruzadas (Parte III)

Oitava Cruzada (1270) → Insatisfeito com a derrota, Luís IX lançou uma nova Cruzada, cujo teatro de operações foi o Norte de África. Pouco tempo depois de desembarcar em Tunis (com o objectivo de converter o sultão local ao Cristianismo), o rei e grande parte do seu exército faleceram vítimas de disenteria. Devido ao enorme número de baixas, o exército cruzado desistiu do cerco à cidade e voltou ao continente europeu.

Nona Cruzada (1271 - 1272) → O fracasso de Luís IX em conquistar Tunis levou o príncipe Eduardo de Inglaterra (mais tarde Eduardo I) a comandar os cruzados em mais uma expedição militar à Terra Santa. Contando com a ajuda inicial do poderoso império mongol, os cruzados começaram a reconquistar territórios. Os muçulmanos contra-atacaram a partir do Egipto e tentaram conquistar Chipre (uma ilha bastante importante em termos estratégicos para os cruzados), mas não foram bem sucedidos. Moralizados por esse triunfo, os cruzados começaram a preparar-se para atacar o seu principal objectivo: Jerusalém. Entretanto, Henrique III de Inglaterra faleceu, o que obrigou Eduardo a assinar um tratado com os muçulmanos e a voltar a Inglaterra para ser coroado rei.

Em 1291, o último reduto cristão importante na Terra Santa, o porto de Acre, voltou a cair nas mãos dos muçulmanos. A Europa do século XIV, devastada pela peste, a fome e a Guerra dos 100 anos, estava demasiado fraca para preparar uma grande expedição ao Oriente e as Cruzadas terminaram.

Sem comentários: