sábado, 22 de setembro de 2007

Curiosidades XXVIII (Al Capone - Parte I)

Alphonse Gabriel Capone, mais conhecido por Al Capone, foi um dos mais poderosos e conhecidos gangsters americanos do século XX. Capone nasceu no dia 17 de Janeiro de 1899, em Nova Iorque. Foi o 4º filho de um casal de emigrantes italianos, que eram oriundos de uma pequena vila a sul de Nápoles. Capone começou a sua actividade criminosa quando era um adolescente, fazendo parte de 2 gangs: os Brooklyn Rippers e os Forty Thieves Juniors.

Aos 14 anos, Capone foi expulso da escola por agredir um professor. Teve vários empregos até se juntar ao Five Points Gang, uma das mais poderosas organizações criminosas a operar em Nova Iorque. Nesse período, Capone trabalhou como empregado de mesa e segurança no Harvard Inn, o bar de Frankie Yale (o líder do gang). Uma noite, Capone estava a trabalhar no bar e teceu um comentário grosseiro (“Honey, you have a nice ass and I mean that as a compliment") a uma mulher que lá se encontrava. O irmão da mulher, Frank Gallucio, furioso com o comentário, esfaqueou Capone três vezes na cara antes de sair com a irmã do bar. As facadas deixaram cicatrizes no lado esquerdo da cara de Capone, o que fez com que ele recebesse a alcunha de Scarface.

No final de 1918, Capone casou-se com Mae Coughlin, pouco tempo depois de ter nascido o primeiro filho do casal. No ano seguinte, foi enviado por Yale a Chicago, passando a trabalhar para Johnny Torrio. Torrio apercebeu-se rapidamente do potencial de Capone, tornando-o responsável por um dos seus bares e por grande parte dos negócios de prostituição e álcool na cidade. Nessa altura, estava em vigor a Lei Seca (também conhecida por Volstead Act ou National Prohibition Act), que proibia a produção, venda e consumo de bebidas alcoólicas. Essa lei abriu bastantes possibilidades de negócio para os gangsters, que enriqueceram muito rapidamente através do fabrico
ilegal e contrabando de bebidas alcoólicas. Em 1920, Capone fixou-se de vez em Chicago, comprando um apartamento na zona sul da cidade.

Sem comentários: