
Giovanni Boccaccio (1313 - 1375)
A Peste Negra foi uma das mais devastadoras pandemias da história da humanidade. Essa pandemia assumiu várias formas: a peste bubónica (assim designada por causa dos bubões, ou inchaços, na virilha e sovacos), a peste pneumónica e a peste septicémica.
O Aparecimento da Doença
Pensa-se que a peste foi levada para a Ásia Ocidental por comerciantes vindos da China, que traziam consigo peles infectadas por pulgas transmissoras da doença. Em 1347, os Tártaros, devastados pela doença, cercaram Caffa (um porto da costa da Crimeia habitado por muitos mercadores italianos). Na tentativa de transformar a catástrofe em vantagem, o chefe tártaro ordenou aos seus homens que lançassem os cadáveres contaminados pela peste por cima das muralhas da cidade, com o objectivo de infectar os seus habitantes. Quando os italianos de Caffa foram contaminados, fugiram para Génova, Messina e Veneza. Essas 3 cidades foram as primeiras na Europa a sentir os efeitos devastadores da Peste Negra.
As Consequências
A peste disseminou-se bastante rapidamente pelo continente europeu:
Junho de 1348 → A peste chega a Paris e, na mesma altura, a Portugal e Espanha (onde provocou grande mortalidade).
1349 → A peste atinge Londres e, no final do ano, a Escócia.
1350 → A peste atinge os países da Europa Central e grande parte da Escandinávia.
1351 → A peste desloca-se para leste e para sul, até voltar de novo à terra dos Tártaros (actual Rússia), formando assim um círculo completo.
Sem comentários:
Enviar um comentário