sexta-feira, 27 de abril de 2007

Cinema - Definições II (Cliché, Twist e Cameo)

Cliché → Um cliché é uma frase, expressão ou ideia que já foi utilizada tantas vezes noutras obras (filmes, séries ou livros), que acabou por perder o seu efeito inovador. A utilização de clichés em filmes traduz, na maior parte das situações, a falta de ideias das pessoas responsáveis pelos mesmos, nomeadamente dos realizadores e argumentistas.

Exemplo: Um cliché clássico dos filmes de acção é aquele em que o vilão tem o herói encurralado e, em vez de o matar logo, acaba por falar uma boa quantidade de tempo, acabando por lhe revelar os seus planos maquiavélicos e/ou permitir que ele consiga escapar (o que acontece com bastante frequência nos filmes do James Bond).

Twist → Um twist é uma reviravolta inesperada numa obra (filme, série ou livro), que ocorre normalmente no final da mesma e que tem por objectivo surpreender o espectador e levá-lo a reexaminar tudo o que tinha visto/lido até então. Hoje em dia, os twists aparecem com relativa frequência em filmes, constituindo na maioria das vezes uma estratégia utilizada pelo argumentista para tentar fazer com que o espectador se esqueça do quão vazio em termos de conteúdo é o filme em causa.

Cameo → Uma cameo consiste numa breve aparição de uma pessoa conhecida numa obra (filme, jogo, série ou peça), que não tem qualquer importância para a história da mesma. As cameos têm vários objectivos: atrair a atenção do público para uma determinada causa, homenagear ou reconhecer a importância de uma determinada pessoa (quer seja um actor, actriz, realizador ou celebridade noutra área) ou então para fazer uma paródia da pessoa em causa, com o seu consentimento (muito frequente em spoofs, como as sagas Scary Movie, Naked Gun, etc).

Exemplo: Alfred Hitchcock apareceu durante breves instantes em quase todos os filmes que realizou. Nessas cenas, Hitchcock estava no meio de multidões, saia de lojas na altura em que os protagonistas estavam a entrar, passava pelos protagonistas na rua, etc.

Sem comentários: