quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Cinema - Review I (Intro)

A partir da próxima semana, começarei a efectuar críticas de filmes que tenha visto e, como poderão perceber pelo título do blog, eu sou um movie buff no verdadeiro sentido da palavra. Não sou uma pessoa que vê só blockbusters e afins, eu gosto de quase todos os géneros de filmes e procuro ver todos os filmes conceituados ou que me interessem, o que também inclui naturalmente filmes a preto e branco e filmes mudos, já que alguns dos filmes que se encontram nessas categorias são considerados por muitos como alguns dos melhores filmes já feitos (exemplos: Citizen Kane, Schindler´s List, The Third Man, Metropolis, The Seven Samurai, etc).

Confesso que existem géneros de que não gosto tanto, principalmente os musicais e os filmes asiáticos (procuro sempre ver os filmes mais conceituados nessas categorias). Julgo estar bem informado relativamente às notícias do mundo da 7º Arte. Á medida que forem vendo as primeiras críticas, rapidamente se irão aperceber que eu sou (pelo menos julgo ser) bastante exigente e raramente dou boas notas a filmes.

Além disso, as reviews não serão testamentos enormes, mas sim (na maior parte dos casos) textos relativamente curtos, onde exponho uma sinopse seguida de uma análise do que acho que o filme tem de bom ou mau e o que poderia ter feito para melhorar a minha opinião.
Devo dizer que só costumo ler os comentários de 3 críticos: Roger Ebert, James Berardinelli e Pablo Villaça. Quanto ao sistema de avaliação, as notas variam entre 0 e 5 (se bem que dificilmente irão atingir qualquer um dos extremos).

É importante realçar que a esmagadora maioria dos filmes que vi apresenta notas que variam entre o 2,5 e o 3, sendo muito raro aparecer um filme que considere ser bom. É essa a maravilha do cinema, toda a gente tem uma opinião diferente. Por vezes, apresentarei na minha review alguns spoilers, mas não sem alertar primeiro para essa situação.

Sem comentários: