
Jeanne Calment (1875 - 1997)
Segundo o site Wikipedia, um supercentenário é uma pessoa que atinge a idade de 110 ou mais anos de vida, algo que só foi conseguido por algumas centenas de pessoas. O livro dos recordes do Guiness tem feito uma investigação histórica rigorosa com o objectivo de determinar aquela que é a pessoa mais velha do mundo em determinado momento. Essas investigações têm gerado alguma controvérsia, pois bastantes registos históricos que confirmam a idade dos "pretendentes ao título" tem-se perdido e outros têm aparecido a comprovar a existência de fraudes. Devido à sua idade bastante avançada, as pessoas detentoras desse "título" não o conservam por muito tempo e passam o título a alguém mais novo ou então a alguém que tenha sido "descoberto" e cujos registos provam sem sombra de dúvida a sua idade. Hoje em dia, o detentor é porto-riquenho, chama-se Emiliano Mercado Del Toro e tem a bonita idade de 115 anos.
As histórias destas pessoas fazem-nos fazer a pergunta: "Quanto tempo pode viver um ser humano? Será que o organismo humano é capaz de atingir os 150 anos?". Esse limite de idade vai sendo cada vez maior à medida que as pessoas vão vivendo cada vez mais tempo. Jeanne Calment, nascida em 1875 em Arles (França), é a actual recordista mundial, tendo vivido 122 anos e 164 dias. Algumas curiosidades da sua longa vida:
- Tinha 14 anos quando foi concluída a torre Eiffel;
- Aos 85 anos, ainda praticava esgrima;
- Em 1965, com 90 anos, Calment assinou um acordo com um advogado para vender um condomínio. O advogado concordou em pagar-lhe mensalmente o dinheiro da compra enquanto ela fosse viva. Contudo, o advogado faleceu primeiro, em 1995 (quando Jeanne tinha 120 anos), tendo a viúva continuado a fazer os pagamentos até Jeanne falecer, em Agosto de 1997;
- Compareceu ao funeral de Victor Hugo (1885) e conheceu Van Gogh (que faleceu em 1890);
- Deixou de fumar aos 117 anos, por estar a ficar cega e ter vergonha de pedir a alguém lume;
Sem comentários:
Enviar um comentário