sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Curiosidades V (Apartheid)

O Apartheid foi um sistema de segregação racial imposto na África do Sul entre 1948 e 1992. Esse país era dominado por pessoas de raça branca (que constituíam uma minoria), que estabeleceram esse sistema como uma maneira legal de permitir a sua supremacia económica e política no país. Sob esse regime, as pessoas eram classificadas legalmente de acordo com a sua raça (Brancos, Negros, Índios, etc) e separados geograficamente contra a sua vontade. Na prática, essa separação servia para impedir aqueles que não eram de raça branca de votarem ou terem direitos. A essas pessoas eram fornecidos cuidados de saúde, educação e outros serviços públicos, sendo a qualidade desses serviços bastante inferior aos que eram fornecidos a pessoas de raça branca.

Seguiram-se anos de luta levada a cabo pelo ANC (African National Congress - Congresso Nacional Africano), uma organização política criada em 1912 e que tinha por objectivo a união dos povos africanos e mais tarde a destruição do Apartheid. A partir dos anos 60, essa organização apercebeu-se que a oposição pacífica (utilizada por Gandhi contra o Império Britânico) não iria resultar na derrota do sistema e por isso iniciaram actividades de sabotagem, atentados à bomba e homicídios. Financiados pela URSS, o ANC continuou a sua campanha e a comunidade internacional começou a pressionar o governo sul-africano no sentido de se realizarem negociações entre as duas partes. Com a queda da União Soviética e a consequente perda de fundos, o ANC mostrou-se disposto a negociar. Em 1992, foi efectuado um referendo que acabou com o tão odiado regime.

4 comentários:

Glória Rodrigues disse...

adorei era tudo que eu precissava!!!

Glória Rodrigues disse...

adorei era tudo que eu precissava!!!

Anónimo disse...

ggytrmyrty reb5tgbt

Anónimo disse...

adoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorerereeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii