segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Cinema - Guerra de Formatos II (Parte I)

Nos anos que se seguiram ao triunfo do VHS sobre o Betamax surgiram vários concorrentes ao título de líder do mercado, mas nenhum deles conseguiu destronar o formato desenvolvido pela JVC. Essa situação alterou-se com a introdução do DVD em 1997. Apresentando uma qualidade de imagem e de som bastante superior às das cassetes VHS, o DVD foi, pouco a pouco, conquistando o mercado e em 2003 já tinha ultrapassado o seu rival. Apesar do DVD ter demorado anos a ultrapassar o VHS, não se tratou verdadeiramente de uma guerra de formatos, mas sim da substituição de um formato por outro bem mais avançado.

Na altura em que as vendas do DVD ultrapassaram finalmente as do VHS, já se previa a ocorrência de uma verdadeira guerra de formatos, desta vez no campo da alta definição. Existiam dois formatos concorrentes: o Blu-ray e o HD DVD.

Desenvolvido e/ou patrocinado por: Sony, Apple, Dell, Hitachi, Panasonic, Philips, Thomson, LG, Samsung, HP, Mitsubishi, TDK, etc
Capacidade de armazenamento: 25 GB (uma camada) ou 50 GB (duas camadas)
Resolução máxima: 1920 × 1080 (Full HD)
Protecção anti-cópia: AACS-128bit, BD+ e ROM-Mark
Revestimento do disco: Obrigatório (um dos maiores problemas apresentados pelo Blu-ray era o facto de as camadas de dados estarem bastante próximas da superfície do disco, o que o tornava vulnerável a riscos)

Desenvolvido e/ou patrocinado por: Toshiba, NEC, Sanyo, Microsoft, Intel, etc
Capacidade de armazenamento: 15 GB (uma camada) ou 30 GB (duas camadas)
Resolução máxima: 1920 × 1080 (Full HD)
Protecção anti-cópia: AACS-128bit
Revestimento do disco: Opcional

Sem comentários: