
O caso mais célebre ocorreu em Dezembro de 1945, quando cinco aviões torpedeiros Grumman Avenger (com base em Fort Lauderdale) desapareceram no Triângulo, durante uma patrulha de rotina. O chefe da esquadrilha comunicou à torre durante a patrulha de que estavam perdidos, que não tinham a certeza sobre a direcção e que até o aspecto do oceano era diferente. Algumas horas depois, chamou a torre, dizendo “Devemos estar a cerca de 225 milhas a nordeste da base. Parece que..”. Seguiu-se o silêncio absoluto. Foi imediatamente enviado um hidrovião Martin Mariner com uma tripulação de 13 homens. Após algumas transmissões, também o Mariner deixou de comunicar. Nunca foram encontrados quaisquer vestígios dos Avenger ou do Mariner.

Segundo Lawrence Kusche, um investigador e autor do livro “The Bermuda Triangle Mystery: Solved”, todas essas ocorrências podem ser explicadas. Kusche salienta que os pilotos dos Avenger (à excepção do chefe da esquadrilha, Charles Taylor) eram alunos e tinham pouca experiência de voo e que as verdadeiras transmissões de Taylor indicavam um funcionamento deficiente da sua bússola e que ele estava completamente perdido. Com o mau tempo e a escuridão da noite, os Avenger esgotaram o combustível e despenharam-se. Quanto ao Mariner, Kusche referiu que o navio a vapor Gaines Mills comunicou a ocorrência de uma explosão no ar, que muito provavelmente teria sido a do Mariner, já que esses aviões tinham um longo historial de acidentes desse tipo (alguns pilotos chamavam-lhes “depósitos de combustíveis voadores”). Segundo Kusche, a lenda do Triângulo das Bermudas “começou devido a investigações descuidadas e foi elaborada e perpetuada por escritores que, quer propositadamente, quer involuntariamente, utilizaram concepções deturpadas, raciocínio errado e sensacionalismo”.
Outros desaparecimentos ou ocorrências misteriosas associados ao Triângulo das Bermudas incluem: o Ellen Austin, o Teignmouth Electron, o USS Cyclops, o Spray, o SS Marine Sulphur Queen, o USS Scorpion, o Raifuku Maru, o Connemara IV e o Carroll A. Deering (navios e embarcações de menores dimensões); um Douglas DC-3, o Star Tiger, o Star Ariel e 2 KC-135 Stratotankers (aviões).
Sem comentários:
Enviar um comentário