domingo, 18 de março de 2007

Curiosidades XV (Triângulo das Bermudas)

O Triângulo das Bermudas, também conhecido como o Triângulo do Diabo, é uma área do oceano Atlântico onde têm ocorrido desaparecimentos misteriosos de pessoas, aviões e navios. Ao longo dos anos, esses desaparecimentos foram atribuídos a fenómenos sobrenaturais e à actividade de seres extraterrestres. Apesar da maior parte das ocorrências poder ser explicada de um modo racional, existe ainda muita gente convencida de que as leis da física não são aplicáveis aquela área. A primeira pessoa a documentar a ocorrência de fenómenos estranhos nessa zona foi Cristóvão Colombo, em 1492. Colombo e os membros da sua tripulação observaram “estranhas luzes que dançavam no horizonte, chamas no céu e um comportamento bizarro da bússola”.

O caso mais célebre ocorreu em Dezembro de 1945, quando cinco aviões torpedeiros Grumman Avenger (com base em Fort Lauderdale) desapareceram no Triângulo, durante uma patrulha de rotina. O chefe da esquadrilha comunicou à torre durante a patrulha de que estavam perdidos, que não tinham a certeza sobre a direcção e que até o aspecto do oceano era diferente. Algumas horas depois, chamou a torre, dizendo “Devemos estar a cerca de 225 milhas a nordeste da base. Parece que..”. Seguiu-se o silêncio absoluto. Foi imediatamente enviado um hidrovião Martin Mariner com uma tripulação de 13 homens. Após algumas transmissões, também o Mariner deixou de comunicar. Nunca foram encontrados quaisquer vestígios dos Avenger ou do Mariner.

Segundo Lawrence Kusche, um investigador e autor do livro “The Bermuda Triangle Mystery: Solved”, todas essas ocorrências podem ser explicadas. Kusche salienta que os pilotos dos Avenger (à excepção do chefe da esquadrilha, Charles Taylor) eram alunos e tinham pouca experiência de voo e que as verdadeiras transmissões de Taylor indicavam um funcionamento deficiente da sua bússola e que ele estava completamente perdido. Com o mau tempo e a escuridão da noite, os Avenger esgotaram o combustível e despenharam-se. Quanto ao Mariner, Kusche referiu que o navio a vapor Gaines Mills comunicou a ocorrência de uma explosão no ar, que muito provavelmente teria sido a do Mariner, já que esses aviões tinham um longo historial de acidentes desse tipo (alguns pilotos chamavam-lhes “depósitos de combustíveis voadores”). Segundo Kusche, a lenda do Triângulo das Bermudas “começou devido a investigações descuidadas e foi elaborada e perpetuada por escritores que, quer propositadamente, quer involuntariamente, utilizaram concepções deturpadas, raciocínio errado e sensacionalismo”.

Outros desaparecimentos ou ocorrências misteriosas associados ao Triângulo das Bermudas incluem: o Ellen Austin, o Teignmouth Electron, o USS Cyclops, o Spray, o SS Marine Sulphur Queen, o USS Scorpion, o Raifuku Maru, o Connemara IV e o Carroll A. Deering (navios e embarcações de menores dimensões); um Douglas DC-3, o Star Tiger, o Star Ariel e 2 KC-135 Stratotankers (aviões).

Sem comentários: