segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Cinema - Análise Nomeações (Parte III)

Melhor Actor

Leonardo DiCaprio - Blood Diamond (2006)
Ryan Gosling - Half Nelson (2006)
Peter O'Toole - Venus (2006/I)
Will Smith - The Pursuit Of Happyness (2006)
Forest Whitaker - The Last King Of Scotland (2006)


É a sua terceira nomeação, depois de ter perdido com What's Eating Gilbert Grape (1993) e The Aviator (2004). Demonstrado um grande talento desde tenra idade, DiCaprio foi catapultado para a fama pela sua participação em Titanic, conseguindo mais tarde efectuar uma transição entre o estatuto de ídolo de adolescentes e o de actor consagrado pela crítica. É um dos melhores actores em Hollywood, tendo demonstrado uma grande versatilidade nos papéis em que participa. 2006 foi um bom ano para este actor, que também tinha boas hipóteses de ser nomeado por The Departed. A sua vitória é improvável, pois o triunfo de Forest Whitaker é quase certo.

É a primeira nomeação deste actor, um dos grandes talentos da nova geração. Apesar de merecida, a nomeação constituiu uma surpresa, já que Half Nelson é um filme independente e relativamente pouco conhecido (é bom saber que os membros da Academia estão atentos aos filmes independentes).

Peter O'Toole é um dos melhores actores do século XX, tendo encarnado personagens memoráveis em filmes como Lawrence Of Arabia, The Lion In Winter, Goodbye, Mr. Chips, entre outros. Foi nomeado 7 vezes, tendo perdido sempre (recebeu mais tarde um Óscar honorário, em 2003). Apesar da inegável qualidade da sua representação em Venus, a sua vitória só será possível através do “factor Scorsese”, ou seja, receber um Óscar após ter perdido imensas vezes, o que serviria como uma compensação. Outro aspecto importante tem a ver com a idade de O'Toole, que, à semelhança de Robert Altman (um dos melhores realizadores americanos de sempre, que foi nomeado várias vezes e nunca ganhou; recebeu um Óscar honorário alguns meses antes de falecer), poderá ter aqui a sua última hipótese para vencer um Óscar, depois de 7 tentativas sem sucesso.

É a 2º nomeação de Will Smith, depois de ter perdido com Ali (2001). Tem a particularidade de ter sido o primeiro artista de hip-hop a ser nomeado para um Óscar. A sua vitória é improvável.

E chegamos ao grande favorito: Forest Whitaker. A sua vitória é quase certa (dos outros 4 nomeados, julgo que só Peter O'Toole tem reais hipóteses de triunfar, devido às razões que já referi), tendo ganho quase todos os prémios para os quais foi nomeado. É a sua primeira nomeação, apesar do talento demonstrado em filmes como Bird (1988), Ghost Dog: The Way Of The Samurai (1999), The Crying Game (1992), entre outros.

Sem comentários: