segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

Cinema - Análise Nomeações (Parte II)

Melhor Realizador

- Clint Eastwood - Letters from Iwo Jima (2006)
- Stephen Frears - The Queen (2006)
- Paul Greengrass - United 93 (2006)
- Alejandro González Iñárritu - Babel (2006)
- Martin Scorsese - The Departed (2006)

É a quarta nomeação de Eastwood, depois de ter ganho com Unforgiven (1992) e Million Dollar Baby (2004) e de ter perdido com Mystic River (2003). É um dos últimos grandes realizadores americanos vivo e a probabilidade de ganhar é boa. Mas julgo que Scorsese terá a sua desforra…

É a sua segunda nomeação nesta categoria (perdeu o Óscar para Kevin Costner em 1991). Julgo que a sua vitória é improvável.

Eu estava à espera que United 93 fosse um dos grandes favoritos aos Óscares, mas isso acabou por não se confirmar, tendo recebido apenas 2 nomeações (Melhor Realizador e Melhor Edição). As suas hipóteses são boas.


Como referi na primeira parte desta análise, a nomeação de Babel foi uma surpresa para mim. O triunfo de Iñárritu nesta categoria também me parece improvável.

E chegamos ao grande favorito, na minha opinião: Martin Scorsese. É a sua sétima nomeação nesta categoria e ainda não ganhou. Julgo que será este o ano de Scorsese, o ano em que a Academia o irá consagrar com o prémio que falta na sua carreira.

Sem comentários: