domingo, 21 de janeiro de 2007

Curiosidades IV (Os prémios Nobel)

Alfred Nobel (1833 - 1896) foi um químico e engenheiro sueco, que inventou a dinamite (1867). Segundo rumores, foi a publicação errónea da sua morte por um jornal francês em 1888, no qual se amaldiçoava a descoberta da dinamite, que o levou a decidir tentar deixar um melhor legado ao mundo após a sua morte. Um ano antes da sua morte, Nobel assinou o seu último testamento, deixando grande parte da sua fortuna para fundar o Prémio Nobel. As categorias do prémio são: Física, Química, Medicina, Literatura, Paz e Economia. Os prémios começaram a ser atribuídos a partir de 1901, 5 anos após a morte de Nobel. Algumas curiosidades:

- Foram entregues 787 prémios, 768 a indivíduos e 19 a organizações;
- Desses 768 prémios, apenas 33 foram atribuídos a mulheres;
- Só 4 pessoas receberam mais do que um prémio (Marie Curie, Linus Pauling, John Bardeen e Frederick Sanger);
- As primeiras pessoas a receberem o prémio foram J.H. van´t Hoff (Química), Sully Prudhomme (Literatura), Jean Henri Dunant e Frederic Passy (Paz), Wilhelm Rontgen (Física) e Emil von Behring (Medicina);
- O obituário do jornal francês dizia: “O mercador da morte está morto. O Dr. Nobel, que ficou rico por descobrir maneiras de matar pessoas mais rapidamente do que antes, morreu ontem”.

Sem comentários: